quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Confissão: Celebração do AMOR que perdoa
O perdão é a máxima expressão da bondade, da misericórdia, enfim, do amor de Deus por nós, "o amor apaixonado de Deus por seu povo, pelo homem, é um amor que perdoa".
Em nós, o perdão é a atitude que mais nos aproxima de Deus, que nos torna filhos e filhas parecidos com o Pai. Por isso, a confissão, celebração do amor que perdoa, deve ser uma celebração de alegria, com sabor pascal, que expressa a ação do Espírito de Jesus ressuscitado. A graça de Deus, uma vez perdida por causa do pecado, é reconquistada pelo arrependimento.
Toda confissão deve ser preparada por um dedicado exame de consciência, feito no silêncio, na tranqüilidade, no recolhimento que favoreça a reflexão e a análise de si mesmo.
Ele deve ser o confronto de nossos atos e atitudes com algumas balizas da nossa fé e de nosso seguimento de Jesus Cristo, como as bem-aventuranças ou alguma outra página dos Evangelhos, os mandamentos da lei de Deus, os mandamentos da Igreja etc. Em seguida, é bom assumir uma atitude humilde de reconhecimento e aceitação das próprias faltas, evitando justificações e desculpas. Por fim, vale a pena enumerar os pecados cometidos, para só então procurar o sacerdote para celebrar a reconciliação.
Está terminada a confissão. É hora de agradecer a Deus pelo seu perdão e misericórdia manifestados nesse sacramento.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
EEUR 2011
Aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro o tão esperado e sonhado Encontro Estadual de Univerisades Renovadas (EEUR), no Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário na capital mineira. O encontro nos proporcionou discutir os caminhos da fé e da razão, não só no nosso ambiente acadêmico, mais também no ambiente profissional.
E foi com grande alegria que nós, lukinhas da nossa querida Diocese da CAMPANHA marcamos presença em mais um ano neste encontro que foi uma graça, uma renovação em nossas vidas.
Saímos com grande alegria a caminho de BH, tudo muito bem organizado pelo nosso coordenador diocesano Gabriel Kentenich.
Com o tema "Por causa da Tua Palavra lançaremos as redes (Lc 5,5)", foram organizados durante o encontro pregações, partilhas, seminários e a grande novidade deste ano que foram as mesas temáticas e os workshops, que foram momentos de formação para os membros, de acordo com cada tema.
Inclusive nosso coordenador Gabriel ministrou muito bem um workshop com o tema "Sonho Universitário".
E foi dessa forma, com uma esperança maior, uma expressão de alegria que deixamos o encontro, e junto de nós não vieram apenas nossa bagagem física, mas também uma bagagem de espiritualidade renovada, transformada, capaz de lançar as redes em nossas faculdades e instituições de ensino, levando FÉ e RAZÃO, sonhando com um mundo mais digno e melhor para todos.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Vem ai.... EEUR 2011
O Encontro Estadual de Universidades Renovadas 2011 está chegando!!! Em poucos meses vamos ter a graça de nos encontar e vivenciar maravilhosos dias na presença do Senhor, e vivendo a alegria da família MUR.
Vamos intensificar nossas orações para este grande evento. Fiquemos atentos, que logo anunciaremos o período para as inscrições.
ATENÇÃO A DATA E LOCAL: EEUR DIAS 17 E 18 DE SETEMBRO DE 2011 COLÉGIO MONTE CALVÁRIO Avenida do Contorno, 9384 - Prado Telefone: (31) 3045-5210 30110-130 - Belo Horizonte - MG Referência: próximo ao Hospital Felicio Rocho
Contamos com vocês!!!
PENTECOSTES DIOCESANO
Dia 26 de junho de 2011, nós, lukinhas, marcamos presença em mais um grande evento de nossa Diocese, o PENTECOSTES DIOCESANO em Três Corações.
Foi uma grande festa, onde mostramos que estamos cada vez mais unidos em um único objetivo: A Evangelização, unida pela Fé e Razão, construindo a verdadeira Civilização do Amor.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
GOU - UNIS Campus II
Ele acontece todas as sextas-feiras na sala 201.
E você?? Está super convidado a fazer parte desses momentos de Evangelização e Felicidade!
E pra encerrar bem o mês de maio, mês de Nossa Mãezinha, fizemos um pequena homenagem à Ela, coroando-a.
Só temos a agradecer e muito por essa graça de Evangelizar, unido-nos num só Coração!
Fé e Razão!!!
Ana Caroline - Coordenadora GOU Unis Campus II
quinta-feira, 12 de maio de 2011
GOUZÃO DA MISERICÓRDIA
Nosso dia começou bem cedo, reunimos no salão da igreja para uma formação, ministrada pelo coordenador diocesano do MUR Gabriel Kentenich.
Dia muito produtivo, com partilhas, oração e testemunhos.
E foi com grande alegria que encerramos nosso dia com o SENHOR JESUS em sua presença Eucarística na igreja.
Lukinhas foram se aproximando do altar e se colocaram na presença do Senhor, que nos acolhe, nos cura, nos perdoa.
A Adoração encerrou-se com a benção do Santíssimo e também com forte agradecimento e oração pela BEATIFICAÇÃO de nosso servo fiel e eternamente amado Beato João Paulo II.
"Vou fazer reentrar em vós o sopro da VIDA para os fazer REVIVER"
domingo, 24 de abril de 2011
GOU - Grupo de Oração Universitário
terça-feira, 12 de abril de 2011
Vem ai... GOUZÃO
sexta-feira, 25 de março de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
Para pedidos ou informações:
Coordenador MUR: gkentenich@gmail.com
Comunicação MUR: comunicacaomurdiocesecampanha@yahoo.com
R$ 20,00
sábado, 19 de março de 2011
terça-feira, 1 de março de 2011
Universidades Renovadas Parte 3
- PARTE III
CAMPANHA “A FÉ SEM OBRAS É MORTA” Tg 2, 17
Esta Campanha faz parte de uma Ação Social que lançaremos nesse primeiro semestre "A fé sem obras é Morta" (Tg 2,17).
Vamos fazer uma grande campanha de doação de sangue, induzindo vocês universitários, que além de suas orações façam algo a mais pelo próximo.
Qualquer dúvida ou sugestão é só me comunicar que estaremos a disposição.
Fraterno Abraço
Gabriel Kentenich - Coordenador Ministério Universidades Renovadas na Diocese da Campanha.
Universidades Renovadas Parte 2
- PARTE II
“Os cristãos, de fato, não se distinguem dos outros homens, nem por sua terra, nem língua ou costumes. Com efeito, não moram em cidades próprias, nem falam língua estranha, nem têm algum modo especial de viver. Pelo contrário, vivendo em cidades gregas e bárbaras, conforme a sorte de cada um, e adaptando-se aos costumes do lugar quanto à roupa, ao alimento e ao resto, testemunham um modo de vida social admirável e, sem dúvida, paradoxal.”
Admiravelmente paradoxal, tudo é tão igual mas tão diferente, porque? Bem, porque dentro daquela mochila parecida com tantas outras haja um livro nada comum para um ambiente, e num espaço onde predomina a razão, eles ousem abrir caminhos para fé, porque sabem por experiência própria que ambas não se excluem, e não a lugares onde o senhorio de Jesus não possa ser estabelecido.
É eles não se distinguem nem pelas vestes, nem pelos desafios, é preciso tirar boas notas pensar no futuro, mas a anseios diferentes em seus corações, vivem a realidade, pautados por um sonho.
Assim o campo do saber se transforma em campo de missão, afinal eles não estão na universidade apenas para aprender, estão para viver a fé, e embora vivam conforme os costumes do seu tempo, como não poderiam deixar de ser, sonham com a implantação de uma cultura diferente, e se esforçam para encher toda sociedade desta cultura, de pentecostes, para que o mundo seja melhor, e a universidade também vira lugar de grupo de oração, no dia de GOU, nada de cafezinho, a compromisso marcado no intervalo, os quinze minutos são preciosos, tempo necessário para que muitas e muitas pessoas encontrem o rumo certo para suas vidas.
De fato a aparência é semelhante de tantos outros estudantes, mas a alma é missionária, e assim através de suas vidas o sopro do Amor vai se espalhando pelas universidades deste país. Missão que não termina no esperado dia da formatura, pelo contrario, é hora de viver o sonho com coerência. Sim é hora de dar testemunho de fé, pela seriedade competência, profissionalismo , honestidade e caridade, afinal a muito trabalho ainda pela frente, uma civilização a ser construída.
É eles estão nas universidades, exercem uma profissão, fazem parte da sociedade, no entanto pelo sonho que tem guardado em seus corações são levados a testemunhar um modo de vida realmente admirável e paradoxal, próprio daqueles que são chamados de cristão, independentemente do lugar e da época em que vivam.
Universidades Renovadas Parte 1
"Sempre que me batem o desânimo, a desesperança e o temor procuro me desvencilhar destes sentimentos, lembrando que, lá no final, está um sonho muito maior que o meu. Está o sonho de Deus."
PARTE I
Quem somos?
Somos universitários, estudantes de inúmeras instituições de Ensino Superior que respondem, de maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela Igreja, como evangelização na universidade e a evangelização da cultura e das culturas do homem
De onde viemos?
Viemos da Experiência de Efusão do Espírito Santo e da reflexão mais profunda sobre o inicio da RCC. Esta reflexão foi realizada pela primeira vez em 1994 em um seminário num encontro de carnaval da RCC, a Universidade Federal de Viçosa/MG
O Sonho
Nesse seminário, Deus Pai nos ensinou a Sonhar. Sonhar alto, Sonhar com Grupos de Oração Universitários, os conhecidos GOU’s, em todas as faculdades; com profissionais novos sendo lançados no mercado de trabalho. Tudo isso possível porque acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e fraterna só será possível quando homens novos.à luz do evangelho e ungidos pelo poder do Espírito Santo, assumirem seus postos na sociedade. E esses homens na sua maioria passam pela universidade.
Onde estamos?
Atualmente somos mais de 700 grupos de oração universitários (GOU) espalhados por todos os estados do Brasil.
Estamos em um local onde é gerado e transmitido o saber, onde são defendidas inúmeras teses, muitas a serviço da morte. Das universidades saem grandes lideranças políticas, econômicas, sociais e religiosas de uma nação. Um lugar portanto, onde é imprescindível o anúncio da palavra de Deus.
Como nos estruturamos/organizamos?
O MUR é o organismo da Renovação Carismática Católica (RCC) responsável pela evangelização no âmbito universitário, portanto, está contido na estrutura da RCC Brasil. O MUR não possui nenhuma estrutura que não esteja inserida na estrutura da RCC.
Objetivos:
- Evangelizar com renovado ardor missionário, testemunhando Jesus Cristo em nossas Faculdades e em nossa futura profissão;
- Evangelizar acreditando ser possível e preciso conciliar fé e razão;
- Evangelizar em comunhão fraterna com a Igreja, formando homens novos que exerçam as suas funções à luz do evangelho;
· E evangelizar com poder de efusão do Espírito Santo, para que o coração de todos nós estudantes, professores e servidores se unam ao coração de Deus;
Sonhar e acreditar, que em comunhão com o Pai e a Cultura de Pentecostes, é possível mudar a realidade e construir definitivamente a Civilização do Amor, como o sinal concreto do Reino de Deus no Brasil e no mundo.
Qual seria, hoje, a grande razão para VOCÊ UNIVERSITÁRIO, aderir ao Ministério Universidades Renovadas?
Sabemos que o homem tem sede de Deus e o coração humano tende para Deus. O MUR é, em muitas instituições de ensino superior, essa fonte que sacia a sede em muitos corações. E isso se dá porque temos entre nós um forte sentimento de família. Sem o sentimento de pertença ao grupo, a pessoa não se envolve, não fica motivada, não está disposta a doar-se, já que o grupo representa também o suporte, o local do encontro, da festa, do perdão, do sonho...Sonho de renovar o mundo, começando pela renovação do coração até chegar à renovação das estruturas de injustiça, corrupção, poder, miséria e de tanta desigualdade social.
Sonho que não é diferente do sonho da RCC, do sonho da Igreja, do sonho de Jesus: estabelecer a cultura de Pentecostes, implantar o Reino de Deus ou dar a vida para que todos sejamos UM.
O MUR em Varginha